Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Wave-Ski


Wave-Ski, uma moadalidade não muito conhecida que mistura a pratica do caiaque com o surf. O wave-ski ele é uma prancha mais grossa com pequenas quilhas(podem ter três quilhas (thrusters), duas quilhas (twin fin) ou uma só, ainda há uma outra variante que é a quadriquilha)e Cordinha (leash),pode ter um wing que é um desvio na linha da prancha (ele causa uma turbulência na rabeta deixando a prancha mais solta), existe um assento com cinto de segurança e um suporte para colocar os pés. Tudo isso permite que o esportista praticamente se mecha para efetuar as manobras, usando um remo duplo para guiar. Apesar de ter seus apetrechos de caiaque, o wave-ski o designe dele é mais aproximado de uma prancha de surf do que um caiaque, ele pesa quase como um longboard e apresenta um nível muito superior de manobras do que um caiaque.É normal aconter de você estar batendo essa prancha, que por ser revestida de resina epóxi e bloco EPS pode estar rachando, quebrando mas que pode ser consertada 100% sendo levada em uma oficina de remado.


O fundo da prancha proporciona o seu desempenho, existem seis tipos, são eles:

Fundo Flat-Flat significa reto ou plano, é um fundo básico que é utilizado na
prancha toda até as quilhas, mas muito funcional no qual se consegue um
equilíbrio bem grande entre velocidade e projeção por estar com um contato
maior do fundo com a água, sendo indicado para ondas de até 5 pés (1,5
metros). Fundo muito bom para qualquer tipo de onda seja ela mexida ou
lisa.

Fundo Double Concave-Fundo muito difundido no mundo inteiro, concave ( semelhante à parte dedentro de uma colher) são sheipeados um de cada lado da longarina, terminando próximo a rabeta, através desses concaves é que a água é canalizada no fundo da prancha facilitando muito o fluxo de saída da água, deixando a prancha bastante solta, podendo fazer manobras bem radicais, indicado para waveskiers mais experientes e em ondas mais lisas não tão encrespadas.

Fundo Triple Concave-Parecido com o doble concave, só que é colocado um single concave na frente, no qual se acopla aos dois concaves próximos as quilhas, este fundo pode deixar a prancha um pouco mais dura em relação a outros modelos, por que é para waveskier que impõe muito mais força nas pernas e no quadril e que precisa ter controle total da prancha quando utilizada em condições extremamente radical nas ondas, proporcionando manobras incríveis sem perder velocidade e projeção do fundo em relação a onda, em mar mexido este fundo perde um pouco de velocidade e estabilidade. Este tipo de design é muito utilizado por vários surfistas profissionais tanto brasileiros como estrangeiros que correm o WQS e WCT do circuito mundial de surf, atualmente é o fundo mais utilizado!

Fundo “V” botton-O “V” botton já diz tudo, é um fundo em forma de V, atualmente é usadomuito em pranchas grandes, utilizado sem exagero próximo as quilhas ajuda bastante para que a prancha tenha uma troca de bordas fácil, em pranchas pequenas está sendo pouco utilizado, mas se for feito tem que ser bem suave este fundo é muito utilizado em ondas médias a grande que exigem da prancha movimentos precisos e rápidos sem que desgarre na base ou dentro de um tubo, detalhe, se utilizado muito acentuado e de maneira mal distribuída com certeza comprometerá a velocidade da prancha.

Fundo Release-Atualmente se utiliza em pranchas de diversos tamanhos, pois foi testado e aprovado por diversos surfistas que usaram o equipamento com este design, este tipo de prancha faz com que o fundo fique em contato maior com a água, através destes caimentos laterais que pode iniciar do meio da prancha (bem suave) até o bico (mais acentuado), irá fazer com que a prancha tenha uma resposta muito rápida na troca de borda, aliado a velocidade um fundo muito bom para qualquer surfista seja ele experiente ou iniciante.

Fundo Rail “V” - Rail “V” quer dizer “borda em V ”, é como se fosse um “V” botton só nasbordas , mantendo uma parte flat no centro e aumentando para o bico, este tipo de fundo facilita muito no retorno de manobras, deixando a prancha mais manobrável em partes criticas da onda, você na realidade tem duas pranchas em uma, pois esta parte interna da prancha em velocidade deixa a parte em contato com a água ser uma prancha bem menor e mais manobrável.

Quando forem comprar, procurem uma pessoa que te ajude com bastante conhecimento!

Rolar é uma habilidade importante para waveskiers, sem isto muitos dos benefícios de estar amarrado à prancha estariam perdidos, um perigoso acidente pode ser prevenido, e nas competições muito tempo pode ser economizado por um rolo eficiente e seguro.
Pra quem já rema ou mesmo um iniciante irá adquirir mais confiança se souber que um rolo os recuperará dos erros e os novatos que desenvolverão confiança e pensamento tridimensional se eles aprenderem a rolar cedo.
Algumas manobras que podem ser feitas são:Drop, Botton turn, Aéreos, Kick out ou retirada,Tubo, Batida, Layd back.
Para começar, treine bastante remadas e rolamentos. Aqueles que já surfaram ou andaram de caiaque vão conseguir pegar ondas mais facilmente.
E bom vamos a dica se você for o melhor, o pior ou o intermediário waveskier do mundo, fale pouco e surf muito. As suas atitudes no mar falaram por você, a pior coisa e que existe muito, são esportistas com muita conversa e pouco surf! Isso vale para qualquer esporte!

Katherine Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário